Dejalma Cremonese - Palestras 2017 (II Semestre)

Sugestões de Temáticas:

1. Ética e felicidade para uma vida boa
Ementa: Com uma linguagem clara e acessível, o professor Dejalma Cremonese apresenta os temas da ética e da felicidade a partir da argumentação filosófica. Partindo da mitologia e da filosofia antiga, ele transita entre Hesíodo, Homero, Sófocles, Sócrates, Platão, Aristóteles e as escolas filosóficas do período helênico até autores mais contemporâneos como Jean-Paul Vernant, Erich Fromm, Joseph Campbell, Pierre Hadot, Luc Ferry, Frédéric Lenoir, André Comte-Sponville, Marcel Conche e Fernando Savater, abstraindo lições para uma vida boa, alegre, serena e harmônica. Para o autor, a filosofia não é a única maneira de se ter uma vida mais ética e mais feliz, mas ela certamente apontará um caminho que se encarregará na transformação e na construção de si mesmo.

2. Família e Educação na Pós-Modernidade
Ementa: Tendo presente as mudanças de valores conduzidas pela emergência e triunfo da modernidade, sua crise e a consolidação da pós-modernidade, esta palestra procura apresentar um debate de como se deu as metamorfoses da Família. Sabemos que tradicionalmente a Família é fonte de confiança, respeito, reciprocidade e valorização das relações; é através dela que passamos valores às futuras gerações através da educação. Cabe nesta palestra verificar se as mudanças e, consequentemente, as crises ocorridas nesses períodos impedem que a Família possa ser geradora de capital social e cidadania. Inicialmente discute-se as principais características da Pós-modernidade, logo após contextualiza-se os impactos sofridos pela Família no referido contexto, bem como aponta-se alternativas para que a educação possa colaborar na construção de uma sociedade alicerçada nos valores humanísticos e de cidadania plena.

3. Os desafios da geração Z na Pós-modernidade
Ementa: Em um mundo que se transforma rapidamente, a palestra procura apresentar os desafios da geração Z frente as mudanças da Pós-Modernidade. A palestra apresenta a evolução das gerações do pós II Guerra Mundial - Geração Baby boomers; apresenta as gerações X (1961-1980) e Y (1981-1992), até analisar as principais caracterísiticas da geração Z (1995-2010).

4. Ética e Felicidade nas relações de trabalho
Ementa: A ética é uma das áreas que apresenta maior interesse nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. A relevância do conceito tem sua razão de ser por discutir temas relacionados à nossa vida no cotidiano, os sentidos dos atos e valores que adotamos na convivência entre todos os seres. A ética também é comumente encontrada nas diferentes profissões nos chamados “códigos de ética”, que são princípios e orientações que servem para a boa conduta do profissional. Percebe-se também que o termo “ética” é bastante usado pela opinião pública em geral ao se referir a dimensão política, pautada pela ausência de qualquer regramento de conduta moral. A palestra discute: a etimologia da palavra ética. A relação entre Ética e Moral , a ética e a relação aos temas do cotidiano; a ética na convivência humana.

5. A revolução do Amor
Ementa: A palestra procura abordar as diferentes dimensões do amor a partir da Filosofia (Eros, Philia e Ágape). Discute o amor Eros que vem da filosofia platônica (a partir do mito de Andrógino da obra O Banquete). Em Platão o Amor é carência, é falta, é desejo de preencher o vazio. É o amor erótico, físico e sexual, o amor apego. Já para Aristóteles o amor é Philia (amizade). Philia é necessária como um meio para atingir a felicidade ("ninguém escolheria viver sem amigos mesmo se tiver todos os outros bens" [1155a5– 6]) e a nobreza ou gentileza (καλόν) para si. Por fim, o amor Ágape (o amor cristão). O amor em Deus (salvação), amor incondicional e divino – imortalidade.

6. A democracia no Brasil no século XXI
Ementa: O objetivo desta palestra é retomar o sentido democracia sob o viés da ciência Política. Partindo de autores clássicos gregos até a contemporaneidade, a ideia é analisar a evolução da democracia, desde a direta 9gregos), liberal (modernidade), até as teorias da democracia do século XX. Por fim, analisa-se o processo democrático do Brasil no século XXI.

7. Ética e Liderança em tempos líquidos
Ementa:
A palestra analisa os temas da ética a partir da filosofia. Apresenta caracterísitca da Pós-modernidade e enumera as prinicpais caracterísitca de uma liderança em tempos líquidos. Autoconhecimento. Buscar a excelência. A moderação. A serenidade. Viver o presente. Evitar mágoas. Buscar a frugalidade. O amor. Educar os sentidos. A Amizade. Viver poeticamente. Não esperar pelo epitáfio.

8. O que podemos aprender dos mitos gregos?
Ementa: O mito não é uma mera história fantasiosa ou uma narração fictícia. O mito consiste em uma história que traz consigo um fundo de verdade, uma mensagem subliminar quase sempre imbuída de um valor ético, cujo objetivo é reger e manter a comunidade unida e organizada. O mito é um imaginário a partir do qual extraímos o sentido da vida. Dessa forma, o mito também deve ser buscado pela reflexão para chegar ao conhecimento. Até os filósofos, quando o raciocínio chega ao limite, recorrem ao mito como um modo de conhecimento suscetível de alcançar o inconhecível. No passado, uma pessoa tornava-se um mito quando servia de modelo para as outras. Já os heróis eram aqueles que fossem capazes de morrer pelo bem da coletividade. Então, quem são os nossos “modelos” e “heróis” contemporâneos? Seriam eles capazes de dar a vida pelo outro? Estas e outras indagações este trabalho procurará responder.


Instituições/Público alvo: Cooperativas, CRAS, Sindicatos, Prefeituras, Igrejas, Escolas, empresas: professores, lideranças sociais, políticas e religiosas; profissionais liberais; agentes e técnicos em educação; terceira idade, entre outros...

Objetivo geral: Proporcionar aos participantes um embasamento teórico e prático sobre os fundamentos da ética e da felicidade na sociedade contemporânea em transformação (pós-modernidade). Usando uma didática interativa com o público (violão e melodias), o palestrante apoia-se em autores e ideias das áreas das ciências humanas e sociais: filosofia, sociologia e ciência política para refletir sobre a natureza humana e suas relações.

Duração total/preço*:
Formações: 3 horas (meio turno)
Formações: 6 horas (2 turnos)
Palestras: 2 horas

* Entre em contato e solicite orçamento. (Pessoa Jurídica).

"O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos." Alfred Marshall

 

Palestrante:

Prof. Dr. Dejalma Cremonese
Currículo resumido:
Dejalma Cremonese é Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS (UFSM); Especialista em Pesquisa Científica FIC (Unifra); Cursou teologia pela FAPAS - Santa Maria/RS e é licenciado em Filosofia pela FAFIMC - Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição – Viamão/RS. Atualmente é palestrante e professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Sociais da UFSM, leciona as disciplinas de Introdução à Filosofia, Teoria Política e Ciência Política em diferentes cursos da UFSM. Também é professor do Mestrado em Ciências Sociais da UFSM. Publicou recentemente os livros: Ética e felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, (lançamento em outubro de 2017); A Filosofia como modo de vida pela FACOS/UFSM, 2016; Coleção Filosofia&Política. FACOS/UFSM, 2016; Estado e política no Brasil. UAB/NTE/UFSM, 2012; Democracia participativa e controle social. Editora da Ulbra, 2010; Teoria do Estado Contemporâneo. Editora da Unijuí, 2009 e Teoria Política. Editora da Unijuí, 2008. Tem experiência nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. É particularmente interessado na relação entre a Filosofia Antiga e a Pós-Modernidade. Temas de interesse do autor: Mitologia, Filosofia como modo de vida, Pós-Modernidade, Ética, Felicidade e Amor.

Entre em Contato

E-mail: dcremoisp@yahoo.com.br

Fones: (55) 3347 5331 – (55) 9 99305331

Acesse o nosso Site: www.capitalsocialsul.com.br

Confira nossos trabalhos palestras e aulas no Youtube>>

Palestras:
“Ética e felicidade nas relações humanizadoras”

Ética e felicidade: lições da filosofia para uma vida boa

Compartilhe!